Quarto dia de Provas da ABCCC revela os campeões do Freio
Depois de nove classificatórias, campeonato mais importante da raça crioula chega ao fim com disputa emocionante
Por Yahell Bonfim
COMPARTILHE NO WHATSAPP
O quarto dia de Provas da ABCCC chegou ao fim há pouco e revelou os grandes vencedores do Freio de Ouro 2017.
Capanegra Quinta Sinfonia (Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação)
Capanegra Quinta Sinfonia liderou todas as provas do dia e conquistou o Freio de Ouro deste ano na categoria fêmeas com 22.033 pontos. Entre os machos PN Cambiasso foi o grande campeão alcançando nota de 20.812.
Depois de nove classificatórias, sendo sete em território nacional e duas no exterior, o Espaço do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi palco da decisão do campeonato neste domingo (27). Em pista, os ginetes deram o máximo na condução dos cavalos enquanto a torcida lotava a arquibancada acompanhando tudo com olhos bem atentos e vibrando a cada movimento bem executado pelos animais.
Quem acompanhava a disputa pela tela do Canal Rural na TV ou na internet também participou ativamente da competição enviando fotos, comentários e declarando para qual conjunto estava torcendo.
Emocionante do começo ao fim, a abertura da competição contou com uma solenidade belíssima dedicada a história dos 85 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A cerimônia mostrou a trajetória do cavalo e de seus representantes e teve, ainda, uma homenagem muito especial. O presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, e da ABCCC, Eduardo Moglia Suñe, entregaram ao ginete símbolo da raça crioula e primeiro ganhador do Freio de Ouro, Vilson Charlat de Souza, o troféu “Alexandre Crespo – Que Momento”.
A competição
Seguindo para as provas, a disputa foi muito equilibrada durante as etapas de Mangueira e Bayard/Sarmento em ambas categorias. Os animais que ocupavam as primeiras posições mantiveram-se no topo com ótimo desempenho no aparte, na pechada e na fase mais técnica da competição.
O momento mais inesperado do dia aconteceu quando o garanhão Esteio JB Palermo, que vinha liderando a disputa entre os machos desde a última prova de sábado (26), foi desclassificado.
Na última etapa do campeonato, Capanegra Quinta Sinfonia continuou demonstrando ótimo desempenho nas paleteadas sendo conduzida pelas mãos do ginete Eduardo Quadros e finalizou a competição com média de 22.033. De propriedade das Cabanhas Capanegra e Gameleira, a égua ganhou a torcida e a vitória foi muito comemorada por todos.
Jeitosa do Mano a Mano e Carlota de São Pedro formaram dupla na Prova de Campo e fizeram uma ótima prova, sendo ovacionadas pelo público da arquibancada. Sendo assim, as éguas alcançaram, 20.822 e 20.547 pontos, conquistaando o Freio de Prata e o Freio de Alpaca, respectivamente. O Freio de Bronze ficou com BT Basteira (20.724 pontos), que figurou nos primeiros lugares do pódio durante todo o dia.
Entre os machos, PN Cambiasso assumiu a ponta da competição com média de 20.812 montado pelo ginete Adriano Comunelo e surpreendeu a todos. O garanhão subiu da quarta para a primeira colocação na paleteada enchendo a Cabanha Positivo de orgulho.
O Freio de Prata ficou com La Castellana Esplendor (20.804), enquanto Peñarol da Boa Vista (20.509 pontos) e Farandola da Mangueira Velha (20.460 pontos) levaram o Freio de Bronze e o Freio de Alpaca, respectivamente, entre os machos.
Confira abaixo os grandes vencedores do Freio de Ouro 2017:
FÊMEAS Class – Box – Nome – Parcial 1º – 31 – CAPANEGRA QUINTA SINFONIA – 22.033 2º – 9 – JEITOSA DO MANO A MANO – 20.822 3º – 40 – BT BASTEIRA – 20.724 4º – 36 – CARLOTA DE SÃO PEDRO – 20.547
MACHOS Class – Box – Nome – Parcial 1º – 90 – PN CAMBIASSO – 20.812 2º – 89 – LA CASTELLANA ESPLENDOR – 20.804 3º – 87 – PEÑAROL DA BOA VISTA – 20.509 4º – 91 – FARANDOLA DA MANGUEIRA VELHA – 20.460
Os jurados da final do Freio de Ouro 2017 foram André Luiz Narciso Rosa, Mário Móglia Suñe e João Francisco Silveira na categoria fêmeas, enquanto Luis Rodolfo Machado, Carlos Loureiro de Souza e Luiz Alberto Martins Bastos avaliaram os machos.