Durante a última semana, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o Brasil produz de modo sustentável e “está na vanguarda do mundo preservando a natureza”. A afirmação vai ao encontro de dados e iniciativas que demonstram que o nosso país vem avançando nos cuidados com o meio ambiente.
No último mês de dezembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que o Brasil conseguiu alcançar a meta estabelecida em 2009, durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, de reduzir significativamente a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. Na ocasião, o país “se comprometeu a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 36,1% a 38,9% até 2020, deixando de emitir o equivalente a 1 bilhão de toneladas de CO2”, segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Além disso, entre os anos de 1990 e 2017, o Brasil quase triplicou a produção de carne ao mesmo tempo em que reduziu a área ocupada com o gado, deixando de desmatar 235 milhões de hectares, de acordo com dados divulgados em junho de 2018 pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).