Cavalos com pelagens exóticas são os destaques do Mancha Crioula 2017

O mês de fevereiro reserva uma programação especial aos adeptos dos Crioulos manchados.

O mês de fevereiro reserva uma programação especial aos adeptos dos Crioulos manchados. De 15 a 17 acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a 13ª edição do Mancha Crioula. O evento congrega, além do tradicional leilão, a segunda edição da Prova Funcional e a 7ª Exposição Nacional.
“Esta é a maior exposição do Brasil, em se tratando de pelagens manchadas. Teremos participantes vindos de todo o sul do país”, afirma o gerente comercial da Trajano Silva Remates, Décio Lemos. A leiloeira, que tem sede em Porto Alegre (RS), é a responsável pela programação.

Pela primeira vez, pelagem será avaliada

O julgamento por pelagem é a novidade em 2017. Serão avaliadas as categorias de tobianos, oveiros e bragados, machos e fêmeas. “Esta inovação atende ao pedido de diversos criadores”, informa Lemos. Os vencedores dividirão a premiação de R$ 30 mil.
O jurado será o crioulista Alexandre Araújo, da Cabanha Marconi, de Santa Maria (RS).

Foto divulgação: Faby Mattos

Prova Funcional

Já a prova funcional reúne duas categorias: infantil e adulta. Considerada fácil e divertida, a competição é disputada contra o relógio. O regulamento é semelhante à antiga Equino Latina, promovida pela Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC) há muitos anos.
A personalidade Mancha Crioula escolhida para esta edição é o criador Carlos Macedo, titular da Cabanha El Entrevero, de Quaraí (RS).

Remate ofertará 45 lotes, além de coberturas

A partir das 21 horas do dia 16, o Canal Rural transmite com exclusividade, o Leilão Mancha Crioula. O pregão vai ofertar 45 lotes, 28 fêmeas e 17 machos. Também serão comercializadas 32 coberturas de reprodutores comprovados da raça.
Entre os exemplares do leilão, destaque para o garanhão Butiá Olodum, pertencente a linhagem do consagrado La Invernada Hornero. O cavalo é filho do campeão do Freio de Ouro de 1994, BT Butiá, que também foi Freio de Bronze nos anos de 1993 e 1995.

Foto divulgação: Hique Barbosa

Por Sandro Fávero | Canal Rural

Próximos Leilões

16 FEV 10h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

16 FEV 19h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Virtual Gado de Corte

Lance Rural

16 FEV 20h30
Leilão Virtual Fazenda Santa Fé

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Fazenda Alvorada Sérgio Lobato e Família

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador

17 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

17 FEV 18h30

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

18 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

18 FEV 20h00

Itaituba (PA)

1° Leilão de Corte Leilopará

Canal do Criador | Lance Rural

19 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural