Confinamentos gaúchos começam a ser mapeados pelo Confina Brasil

Ao todo, 120 propriedades devem ser visitadas de Norte a Sul do país até 24 de setembro

Confinamentos gaúchos começam a ser mapeados pelo Confina Brasil

Foto: Mateus Pivato

Berço da genética Angus no país, o Rio Grande do Sul é o primeiro destino do Confina Brasil. O projeto, encabeçado pela Scot Consultoria, conta com o apoio da Associação Brasileira de Angus e visa mapear 40% dos confinamentos em solo brasileiro. As visitas por propriedades gaúchas começaram na segunda-feira (20/6), onde foram coletadas informações de manejo, gestão, índices zootécnicos, infraestrutura, nutrição, sanidade, entre outros fatores de produção. Ao todo, 120 propriedades devem ser visitadas de Norte a Sul do país até 24 de setembro.

Para a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, que está acompanhando de perto as visitas no RS, gerar informações sobre sistemas de produção intensiva no Brasil e levá-las aos produtores é de extrema valia dada a importância da pecuária no país. “O Confina Brasil vem no sentido de fazer um raio-x dos sistemas de produção intensiva nas diferentes regiões e realidades do país. E essas trocas são muito construtivas dentro da pecuária moderna que o Brasil vem caminhando”, destacou.

O formulário entregue aos produtores nas visitas conta com perguntas da Associação Brasileira de Angus que, ao final das rotas, irão gerar dados que serão utilizados pela entidade para o melhoramento da raça. “São perguntas chaves para ver algumas ações que a Angus pode realizar no futuro”, acrescentou o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato. Segundo ele, a parceria da Angus com a Scot no projeto também promove a aproximação da Associação com produtores do Carne Angus Certificada. “Estamos procurando cada vez mais buscar dados e informações, conhecendo não só o produtor de genética, mas o produtor do Carne Angus”. A Angus é a única associação de raça a apoiar o Confina Brasil.

Foto: Ana Doralina Menezes

Segundo Ana Doralina, o Brasil é hoje o principal exportador de carne bovina e tem o maior rebanho comercial do mundo, com mais de 210 milhões de cabeças de bovinos, sendo que 5 milhões estão em sistemas de confinamento. “Exportamos para mercados exigentes e o volume de bovinos confinados vem aumentando cada vez mais”, afirmou, ressaltando que a produção de bovinos vem sendo intensificada de diversas formas, sendo o confinamento uma das principais.

No Rio Grande do Sul, propriedades com produção de animais da raça Angus já foram e ainda serão visitadas durante a passagem do Confina Brasil. As próximas paradas do projeto serão em Santa Catarina e no Paraná. Ao todo, 14 estados serão mapeados. Em sua primeira edição, realizada no ano passado, o Confina Brasil esteve em 118 propriedades de 5 estados, responsáveis por 30% do gado confinado do país (1,66 milhão de cabeças).

Fonte: Associação Brasileira de Angus, com informações da Scot Consultoria e edição de Lance Rural

Próximos Leilões

16 FEV 10h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

16 FEV 19h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Virtual Gado de Corte

Lance Rural

16 FEV 20h30
Leilão Virtual Fazenda Santa Fé

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Fazenda Alvorada Sérgio Lobato e Família

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador

17 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

17 FEV 18h30

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

18 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

18 FEV 20h00

Itaituba (PA)

1° Leilão de Corte Leilopará

Canal do Criador | Lance Rural

19 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural