De olho na evolução do setor, e afinando ainda mais o filtro nos julgamentos, algumas mudanças foram efetivadas no regulamento da 86ª ExpoZebu. Para os criadores da raça Brahman, uma das novidades é a inclusão, no calendário oficial da ExpoZebu 2020, dos trabalhos de avaliação técnica da raça no ‘Brahman a Campo’. Esse é um tradicional julgamento promovido pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) desde 2014.

Foto: Divulgação ACBB
A modalidade julga animais geneticamente superiores criados e preparados a campo, demonstrando ainda mais a funcionalidade e o desempenho do Brahman no principal ambiente de produção da pecuária brasileira, que é o pasto. Diferente dos julgamentos comuns, os animais são apresentados sem cabresto. Neste ano o regulamento foi criado em parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e ACBB.
Algumas regras da competição são: andrológico positivo para machos acima de 20 meses e prenhez positiva para fêmeas com idade igual ou acima de 30 meses. Além disso, as fêmeas paridas com bezerro ao pé acima de 180 dias, também devem estar prenhes.