Ginetes mantêm ritmos de treino para retorno de ciclo do cavalo crioulo

Com mudanças e cuidados redobrados, rotina nos Centros de Treinamento continuam na preparação dos cavalos para as provas e exposições

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

A diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) vem discutindo constantemente em reuniões virtuais as alternativas e caminhos para os eventos do cavalo crioulo. E, além disso, os ciclos de provas e exposições assim que houver condições após a situação de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19). Entretanto, no campo, ginetes, treinadores e proprietários vêm mantendo os trabalhos de treinamentos para deixar os animais preparados para o retorno.

Segundo o ginete Zeca Macedo, a rotina de seu Centro de Treinamento foi em parte alterada. Ou seja, com a liberação para que os profissionais que não residem no local possam ficar em casa e retornar após as autoridades darem a segurança para a retomada da circulação. “Estamos com uma equipe reduzida, sem demitir ninguém, mas o pessoal que não mora aqui foi para casa para evitar que a pandemia se propague na nossa região”, explica.

Melhor preparo do cavalo crioulo

De acordo com ele, um ponto observado, é que o tempo maior acabou dando mais prazo para um melhor preparo dos animais sem a correria do dia a dia. “O destino acabou nos dando este tempo que é necessário para todo cavalo crioulo. Acredito que quando voltar o ciclo estaremos mais preparados, com um espírito melhor”, ressalta. O ginete acrescenta também que a própria administração do negócio foi modificada. “Estamos trabalhando com muito mais atenção em cada cavalo individualmente e fazendo um trabalho muito grande com os proprietários, inclusive com maior atenção”, afirma.

Macedo, que também é o coordenador da Comissão de Ginetes da ABCCC, salienta o diálogo conjunto com a diretoria para que mantenham os profissionais assistidos e informados sobre o andamento das decisões da casa. “Temos procurado manter a comunicação entre todos os profissionais, tranquilizando que o ciclo vai ser retomado, para manter os treinadores motivados. Tudo que chega de decisão da diretoria para a nossa comissão passamos para os ginetes para manter uma transparência e união”, destaca.

Por Nestor Tipa Júnior | AgroEffective, com edição de Bianca Sandrine | Lance Rural

Próximos Leilões

16 FEV 10h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

16 FEV 19h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Virtual Gado de Corte

Lance Rural

16 FEV 20h30
Leilão Virtual Fazenda Santa Fé

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Fazenda Alvorada Sérgio Lobato e Família

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador

17 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

17 FEV 18h30

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

18 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

18 FEV 20h00

Itaituba (PA)

1° Leilão de Corte Leilopará

Canal do Criador | Lance Rural

19 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural