Girolando firma convênios com Bolívia e Equador

Medida foi tomada para certificar oficialmente a qualidade dos animais

Com quase 2 milhões de animais registrados no Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando está expandindo as fronteiras pela América Latina. Para garantir que o número de rebanhos certificados seja cada vez maior no continente, a entidade acaba de assinar convênio técnico com associações de criadores da Bolívia e do Equador. O diretor de Relações Internacionais da Girolando, Guilherme Marquez, destacou que a raça está em franco crescimento em vários países, mas há a necessidade de certificar oficialmente a qualidade dos animais. “A Bolívia e o Equador já têm rebanhos muito bons e agora estão dando um passo certeiro para ter um rebanho de alto valor genético, como já é o brasileiro. Não existe qualidade sem o registro genealógico, pois ele é a garantia para o pecuarista e para o mercado de que o animal está dentro dos padrões raciais definidos para a raça”, assegura Marquez. Desde 1989, a Girolando é responsável no Brasil pelo Serviço de Registro Genealógico da raça, que surgiu no país e hoje é responsável por 80% da produção leiteira nacional.

A partir de agora, o serviço de registro de animais Girolando passa a ser realizado com exclusividade no Equador pela Associação de Criadores de Gir e Girolando do Equador (Asogyre). A assinatura do convênio ocorreu no dia 6 de outubro, durante a Expoferia Ganadera 2018, em Guaiaquil. Assinaram o convênio o diretor de Relações Internacionais da Girolando e o presidente da Asogyre, Carlos Alberto Neira. A Expoferia Ganadera 2018, ocorrida de 5 a 8 de outubro, ainda contou com julgamento de Girolando no sábado, 6, comandado pelo jurado brasileiro Marcello Cembranelli. E

Já na Bolívia, quem conduzirá o serviço de Registro será a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu). O convênio foi assinado no final de setembro durante a Expocruz, em Santa Cruz de La Sierra, pelo diretor Guilherme Marquez e o presidente de Asocebu, Mario Ignacio Anglarill. “O convênio também vai gerar outros benefícios para a pecuária leiteira da Bolívia, tais como transferência de tecnologias, cursos de capacitação dos técnicos, etc.”, diz Anglarill.

Fonte: Grupo Publique

Próximos Leilões

16 FEV 10h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

16 FEV 19h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Virtual Gado de Corte

Lance Rural

16 FEV 20h30
Leilão Virtual Fazenda Santa Fé

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Fazenda Alvorada Sérgio Lobato e Família

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador

17 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

17 FEV 18h30

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

18 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

18 FEV 20h00

Itaituba (PA)

1° Leilão de Corte Leilopará

Canal do Criador | Lance Rural

19 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural