Vaquejada terá novo capítulo após votação no Senado

Emenda Constitucional que regulamenta o esporte no país será votada pelo Senado Federal

Emenda Constitucional que regulamenta o esporte no país será votada pelo Senado Federal

Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a luta pela Vaquejada Legal, como o movimento ficou conhecido, pode ter um novo capítulo. O Senado Federal colocou em pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016), que estabelece que as práticas desportivas que utilizam animais não são cruéis, desde que regulamentadas em lei específica que assegure o bem-estar dos envolvidos. O objetivo é liberar no país a prática da vaquejada, reconhecida como manifestação cultural no ano passado ( Lei 13.364/2016). A pauta é o item nº 4 da sessão plenária.

O senador Otto Alencar (PSD/BA), autor da proposta, fez um acordo para que a tramitação da pauta não seja interrompida. Para passar em primeiro turno serão precisos 49 votos favoráveis. Representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM) e Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) já estão em Brasília para participar da sessão.

“Entramos na fase decisiva e final, na batalha para que o projeto seja aprovado nos plenários do Senado e Câmara Federal. Estamos confiantes. Eu sou um eterno otimista e acredito neste esporte e no bom senso dos senadores”, disse o diretor de Marketing da ABQM e criador de Quarto de Milha, Régis Fratti.

Há anos vaqueiros e associações de cavalos, tais como a ABQM e ABVAQ, tentam regulamentar as regras para a prática da vaquejada. O assunto ganhou repercussão em outubro do ano passado após o julgamento da ação do Ministério Público contra a lei que regulamenta as vaquejadas no Ceará. Na época, o relator no Supremo, ministro Marco Aurélio, considerou haver “crueldade intrínseca” contra os animais.

Após o desfecho, milhares de pessoas ligadas à equinocultura saíram em manifestações pelo país, principalmente os profissionais que estão ligados ao setor. Segundo dados da própria ABQM, a vaquejada gera mais de 700 mil empregos no Brasil.

Por: Bárbara Siviero | Canal Rural

Próximos Leilões

16 FEV 10h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

16 FEV 19h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Virtual Gado de Corte

Lance Rural

16 FEV 20h30
Leilão Virtual Fazenda Santa Fé

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Fazenda Alvorada Sérgio Lobato e Família

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador

17 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

17 FEV 18h30

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

18 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural

18 FEV 20h00

Itaituba (PA)

1° Leilão de Corte Leilopará

Canal do Criador | Lance Rural

19 FEV 08h00

Uberaba (MG)

Expoinel Minas 2022

Lance Rural